top of page
JARDIM DAS DELÍCIAS
(2006)

Parceria Artística:

Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

e Grupo Armação 

 

Texto, Direção e Projeto Cênico:

Sulanger Bavaresco

 

Elenco:

Diana Adada Padilha    

Egon Seidler    

Márcia Krieger    

Regina Prates    

Sérgio Bellozupko   

Violinista:

Ian Ferreira Alves (2006)

O nome do drama é uma alusão explícita à obra do pintor Hieronymus Bosch formada por três painéis: O Paraíso, A Luxúria e A Condenação Eterna. As pinturas apresentam uma visão pessimista e moralizadora da humanidade. E assim como a morte e o próprio medo de morrer saltam aos olhos de quem vê o quadro, este é o mote do espetáculo.

A motivação de Sulanger Bavaresco para escrever um texto inédito partiu do desejo de montar uma peça que teria a Casa do Teatro como elemento principal do espetáculo, como se dela emanasse uma alma/atmosfera que desencadeasse todos os acontecimentos que se seguiriam com as personagens.

No espetáculo, uma menina (morta a mais de 40 anos) habita a casa em questão, e sua presença faz com que os demais personagens mergulhem em suas memórias, trazendo a tona questões moralistas e autoritárias. Incesto, vícios, estupro, espancamento e cárcere doméstico conduzem às personagens a desfechos surpreendentes. Apesar do peso impresso na temática do espetáculo, as questões violentas do drama se diluem frente à fome de vida e liberdade traduzida nos personagens adolescentes que descobrem, apesar de tudo, a liberdade e o amor.

Histórico JARDIM DAS DELÍCIAS

Dias 22, 23 e 24 de setembro, 06, 07, 08, 20, 21 e 22 de outubro, 03, 04, 05, 17, 18 e 19 de novembro de 2006. Quintal da Casa do Teatro – Centro – Florianópolis/SC

 

Dias 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de julho, 01, 02, 03, 08, 09, 10, 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de agosto de 2008. Casa do Teatro – Centro – Florianópolis/SC

 

Equipe técnica Jardim das Delícias

Criação Musical: Ian Ferreira Alves

Iluminação: Sulanger Bavaresco e Marco Ribeiro

Apoio Técnico: Zélia Goulart, Renata Haymussi, Magda Scors, Jacque Lauer, Gisi Oliver e Mateus Ribeiro

 

Projeto Ato Contínuo na Casa do Teatro

Em 2006, o  Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz, em parceria com o  Grupo Armação  http://www.grupoarmacao.com.br/,  duas das companhias, as mais antigas a Ilha ainda em atividade realizam com patrocínio do Prêmio de Teatro da Funarte "Myriam Muniz" – 2006.o projeto ATO CONTÍNUO NA CASA DO TEATRO, através da montagem de duas peças teatrais, paralelas e conjuntas. A parceria técnica e artística possibilitou a integração total de atores, técnicos e administradores dos dois grupos, elencando, aproximadamente, vinte profissionais.

O espaço cênico escolhido para abrigar o projeto foi o quintal da Casa doTeatro, adaptado com estrutura de cobertura e arquibancadas para receber o público e os espetáculos encenados são o drama JARDIM DAS DELÍCIAS, texto inédito escrito por Sulanger Bavaresco especialmente para o espaço e a comédia SONHO DE UMA NOITE DE VELÓRIO, de Odir Ramos da Costa.  Tendo como principal elemento cenográfico a “fachada” dos fundos da “Casa do Teatro”, agregada aos fundos da sede do Círculo Ítalo Brasileiro, duas casas geminadas, tombadas pelo Patrimônio Histórico Municipal, edificações com arquitetura característica do século XIX, que, com suas janelas, portas e escadas externas, proporcionaram atmosfera e elementos propícios à concepção dos espetáculos, que se apropriaram do mesmo espaço diferenciando-se através de elementos cenográficos móveis e projetos de iluminação diferenciados.

Em 2008 com o patrocínio do BESC (Banco do Estado de Santa Catarina) através da Lei Federal de Incentivo à Cultura os espetáculos foram remontados para temporada no interior da Casa do Teatro, exigindo nova concepção por parte dos diretores Sulanger Bavaresco e Antônio Cunha. Nesta versão o espetáculo Sonho de uma noite de velório foi apresentado no palco da Sala Waldir Brazil e Jardim Das Delícias contou com público é limitado a 15 espectadores que acompanhava o desenrolar das cenas em diversos espaços da Casa do Teatro. 

 

EQUIPE GERAL PROJETO ATO CONTÍNUO

Operação de Luz: Gisi Oliver

Figurino e Maquiagem: Puka Saraiva

Execução de Cenário: Osni Cristóvão, Antônio Chiarello e Fabiano Chiarello

Assessoria de Imprensa: Giovana Silva

Fotografia: Renato Gama

Projeto Gráfico: Giovani

Produção Executiva: Zica Vieira 

 

Produção: Grupo Armação e Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

 

Realização: Grupo Armação & Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

 

Patrocínio: Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz

Lei Federal de Incentivo à Cultura Ministério da Cultura 

Petrobrás 

BESC - Banco do Estado de Santa Catarina

 

Apoio Cultural: Brasil Telecom

Círculo Ítalo-Brasileiro

Clube do Assinante DC

COMCAP

Itapema FM

Delegacia do Patrimônio da União

bottom of page